domingo, 23 de novembro de 2008

panetone artesanal


Massa
100 gr de fermento biológico fresco4 colher(es) (sopa) de açúcar
4 colher(es) (sopa) de mel1 colher(es) (café) de sal250 ml de suco de laranja250 ml de leite6 unidade(s) de ovo2 unidade(s) de gema de ovo100 gr de manteigaquanto baste de raspas de limãoquanto baste de raspas de laranja1 colher(es) (sopa) de essência de panettone1 kg de farinha de trigoRecheio
quanto baste de nozes fatiada(s)quanto baste de frutas cristalizadasquanto baste de uva passaquanto baste de chocolate meio amargo picado(s)
Massa
Desmanche o fermento com o açúcar, junte o mel, o sal, o suco de laranja, o leite, os ovos, a manteiga, as raspas e a essência de panetone, misture tudo e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, amassando bem até ficar uma massa macia mas que não grude nas mãos. Deixe crescer por um hora. Vá modelando pequenas bolas colocando em cada uma um pedaço do recheio desejado, feche as pontas e coloque em um aro no formato de árvore de natal, repita a operação até completar a fôrma com as bolas de massa recheadas. Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio (180º) para assar. Depois de assado decore com fondant, cerejas e fios de ovos.

Um comentário:

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Amiga, mudou tudo...que lindo!

Amo panetone... este seu parece ótimo!

bjsssssssssssss