domingo, 23 de novembro de 2008

bolo de chocolate crocante

6 unidade(s) de ovo2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (sopa) de óleo de soja
3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó1 colher(es) (sopa) de amido de milho1 xícara(s) (chá) de água quente2 colher(es) (sobremesa) de fermento químico em pó1 colher(es) (café) de salCreme
4 xícara(s) (chá) de leite1 lata(s) de leite condensado3 unidade(s) de gema de ovo5 colher(es) (sobremesa) de chocolate em pó4 colher(es) (sopa) de amido de milho1 colher(es) (sopa) de manteiga1 colher(es) (sobremesa) de essência de baunilha1 lata(s) de creme de leite gelado(s)Recheio
2 xícara(s) (chá) de açúcar
2 colher(es) (sopa) de manteiga2 xícara(s) (chá) de nozes triturada(s)2 colher(es) (sopa) de leite em póCalda
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de água1 unidade(s) de canela em pau3 unidade(s) de cravo-da-índia3 colher(es) (sopa) de rum
Massa
bata os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e junte a água misturada ao óleo. Desligue e misture delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. Coloque a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

Creme
Creme: bata no liqüidificador o leite, o leite condensado, as gemas o chocolate em pó e o amido de milho. Leve ao fogo juntamente com a manteiga. Mexa até engrossar. Retire do fogo. Junte a baunilha e o creme de leite. Coloque um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio
leve ao fogo o açúcar com a manteiga. Deixe caramelizar. Junte a castanha de caju ou as nozes, e despeje sobre mármore untado Deixe esfriar e quebre em pedaços. Coloque em um saco plástico com o leite em pó e bata com um martelo de carne para triturar. Reserve.

Calda
Numa panela, misture todos os ingrediente, exceto o rum, e leve para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. Retire do fogo e junte o rum. Reserve. Montagem do Bolo: corte a massa do bolo ao meio, e regue com a calda. Espalhe uma camada farta de creme e metade do crocante. Coloque a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. Regue com a calda, espalhe o creme por todo o bolo e salpique o restante do crocante por cima. Leve à geladeira. Sirva bem gelado. Dica: de preferência, prepare esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso.

Nenhum comentário: