terça-feira, 30 de dezembro de 2008

saiba como cortar cebola sem chorar


Se você chora todas as vezes que corta uma cebola para preparar um molho ou uma salada, conheça alguns truques para evitar a irritação dos olhos e cozinhar sem esse desconforto.




Você precisa de



Faca (bem afiada)
Água fresca
Sal
Vinagre
Batata
1
1 caneca
1 pitada
1 colher (sopa)
1




Passos



1Se você utilizar uma faca bem afiada, o processo será rápido e os seus olhos não chegarão a ficar irritados.

2Se você puser uma caneca cheia de água com uma pitada de sal perto da tábua de cortar, evitará as lágrimas, porque a água absorve os componentes da cebola que irritam os olhos.

3Outra forma de não chorar é picar a cebola debaixo da torneira aberta.

4Deixe a cebola cortada pela metade de molho durante alguns minutos em uma mistura de água com vinagre.

5Assim você não sentirá os olhos lacrimejarem.





Importante
Apesar de grande parte dos acidentes com instrumentos de corte acontecerem quando eles estão "cegos", não penetram bem nos alimentos e escorregam, tome muito cuidado com as facas bem afiadas, porque elas cortam mais e mais rápido.

3 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nil, legal as dicas! Feliz 2009!

bjsssssssssss

Rosi disse...

Olá,

Feliz 2009!

Obrigada pela visita,quanto doce lindos, aiaiai...Assim ficarei diabética, rsss...Faça a torta de limão que está nomeu blog e venda, ela sai feito água, vendi muitas já ;)

bjú

BETO disse...

É isso aí Nil. A cebola contém muito enxofre. Enxofre quando reage com água forma ácido sulfúrico. É o que acontece quando o enxofre da cebola atinge a água das lágrimas que estão lubrificando os olhos. Por isso os olhos ardem. Se a cebola é lavada embaixo da água o ácido se forma lá e não irrita os olhos. Adorei seu blog, já linkei no meu. Bjs.